18/04/2011

RIP, MARAJÁ



Hoje não posso deixar de comunicar uma triste notícia: o brigadeiro Sawai Bhawani Singh, Marajá de Jaipur, faleceu ontem de madrugada no Hospital Privado de Gurgaon, aos 79 anos.

Singh era casado com a princesa sirmur Kumari Padmini Devi, filha do rei Rajendra Prakash Bahadur, com quem tinha uma filha, a princesa Diya Kumari. O sucessor do Marajá será o seu neto, Padmanabh Singh.

E porque é que este triste acontecimento mnerece destaque no meu blog?

Há oito anos atrás tive a honra de, juntamente com três amigos, ser convidado para a festa de aniversário do Marajá de Jaipur. Foi um acontecimento que marcou a minha primeira viagem na Índia, e obviamente transformou-se num dos episódios mais peculiares de qualquer viagem que tenha feito. Ainda por cima, este ano conheci um sobrinho-neto do senhor, que me tentou pôr a par de todas as cusquices das famílias reais do Rajastão - para minha grande confusão.

Fica a fotografia que considero um dos grandes clássicos do meu "arquivo", e que até já teve honras de telejornal, na RTP.

E para os curiosos, deixo o link para o respectivo post neste blog, com a história contada ao pormenor. Foi o primeiro post da história do fuidarumavolta!

http://fuidarumavolta.blogspot.com/2004/09/o-maraj-faz-anos.html