17/10/2011

AFINAR A BÚSSOLA


Chegou ao fim o Transiberiano - mas felizmente sou pouco amigo de estar parado e estou prestes a lançar-me noutros desafios. Nem tempo tive de respirar, estas últimas semanas. Depois das aventuras em Pequim, dei um salto a Xangai e outro a Kuala Lumpur, já em rota para o país que me vai ocupar (e muito!) nos próximos meses.

Rápido balanço do que agora acaba:

Foi, sem dúvida, uma experiência única. Não só por representar a concretização de um sonho (fazer essa viagem mítica que é o transiberiano) como porque tive a oportunidade de experimentar novos países e novas culturas. Nos últimos anos tenho andado tão ocupado entre as viagens com a nomad e a preparação do "Tudo é Poss!vel", que praticamente não me aventurei em territórios novos.

Ao fazer o Transiberiano, pude conhecer mais a fundo a Rússia (onde já estivera em 2003, mas apenas nas duas principais cidades) como ganhar alguns carimbos novos no passaporte. E se a Mongólia foi a surpresa que já esperava... a China, vá-se lá saber porquê, contrariou algumas das ideias-feitas que tinha. Quero muito - muito mesmo - ter tempo para aprofundar mais este país enorme e com uma cultura tão diferente e rica.

Mas continuando o balanço do Transiberiano:

Fiz, gostei, repetirei com gosto a experiência, e estão todos convidados para se juntarem na próxima aventura. Muito em breve, a nomad vai anunciar algumas novidades relativas a isso mesmo. :)

Quanto ao que aí vem:

A Índia é uma paixão antiga, assumidíssima, é uma relação amorosa que promete durar, e durar, e durar... por muito atribulada que se revele, às vezes.

Depois de quase uma década a viajar no subcontinente, lanço-me agora num projecto de viagem inédito. A partir da próxima semana, o Tudo é Poss!vel vai partilhar uma viagem que são muitas viagens. Uma aventura que ultrapassa dimensões: vários tempos, tantos lugares, muitas pessoas.

Durante 5 meses, vou - vamos! - viajar pela Índia. Dos Himalaias às praias tropicais do Kerala, passando pelo Deserto do Rajastão, o Taj Mahal, as igrejas de Goa e muitas ruínas, templos, gente, música, trânsito, vacas... e ainda mais vacas.

Vamos conhecer tradições e contradições. Insólitos. Peripécias. Histórias de vida. Apontamentos culturais. Vamos mergulhar a fundo neste país que é uma experiência, que é um grito com mil ecos, um fogo-de-artificio de sensações.

Ou seja: a partir de 24 de Outubro, Tudo é Poss!vel.

Mas até lá: continuem a passar por aqui. O Transiberiano ainda mexe. :)






2 comentários:

Clara Amorim disse...

Olá Jorge!

Pois daqui deste lado, o balanço também tem sido super positivo e até emocionante... E isso só pode ser sinal das belíssimas crónicas (reitero, sempre tão bem-humoradas!) e fotos que nos vais enviando!

E, a partir de agora, Tudo é Possível!!! Aguardo com alguma expectativa essas novas aventuras e "desventuras", certamente repletas de experiências novas, ecos multi-culturais, sensações únicas e, como não podia deixar de ser, muitas vacas!!!
Até breve!

Jorge Miguel Magalhães disse...

Olá Jorge.

Quando a noite se põe e as obrigações me atiram sempre para a cama fora de horas, não me rendo á primeira e arranjo sempre tempo para ler.

Mas hoje estou prestes a viver uma fenómeno temporal inédito. Um cruzamento dos três estados: Passado Presente e Futuro.

Neste meu ultimo livro em que a aventura data de 2008, acabas de vender a tua penélope e preparas-te para regressar a casa duma viagem em que o destino foi a tua "Guideline".

Agora vejo-te na China com mais um sonho realizado e a fazer o sumário de um transiberiano, coisa que me parece demasiado redundante. Resumir um transiberiano? Pode-se fazer isso?

Para alem disso encontro-te a abrir a próxima janela. A planear a próxima meta. O próximo objetivo.
Cinco meses a viajar? O que é isso? O que é preciso para me atirar para um sonho desses? Como faço? Por onde começo? O que levo? Dinheiro?

Obrigado pelo incentivo que me tens dado, mas por agora.. contento-me com uma semana nos Alpes suíços.

Abraço daqui de um mochileiro amador.