25/01/2013

O B-A-BA DA COZINHA VIETNAMITA


Diz quem sabe disto, que nas veias dos Vietnamitas corre nước mắm.

Eu só vim aqui para comer bun cha, sou apenas um turista - mas já vi muita coisa estranha nesta vida vadia... e nunca se sabe.

O facto é que o raio do molho está por todo o lado. Nước mắm é a base de grande parte dos pratos vietnamitas. Pode ser molho e pode ser caldo, pode ser apenas mais um ingrediente para "dar sabor" - mas está sempre presente. É feito de molho de peixe, água, lima, alho e às vezes malaguetas ou gengibre (há muitas variações) - e é absolutamente delicioso.

E a que propósito é que eu venho aqui dar lições de culinária num blog de viagens?

Primeiro: porque, nas próximas semanas, até o estimado leitor vai engordar - de tanta comida que aqui vai passar.

Depois: porque o meu boss está prestes a comer o seu primeiro bun cha, e se eu quero falar de bun cha, primeiro tenho que falar de nước mắm.

Fica o apontamento. Até já.

1 comentário:

Clara Amorim disse...

Venha então o famoso bún chả...!