02/09/2013

O DIA DA VITÓRIA

Na passada sexta-feira de manhã, saí de casa e fui a pé até Sultanahmet, para reservar uns bilhetes de autocarro (para a viagem com o grupo da Nomad, que entretanto arrancou hoje).

Fui de Pera até à Istiklal, desci do Tunnel à ponte de Galata, atravessei-a e da Mesquita Nova segui a pé até à estação de comboios de Sirkeci. Pelo caminho reparei que havia bandeiras da Turquia por todo o lado. De todos os tamanhos, em várias posições, lua e estrela brancas sobre um fundo vermelho.

Lembrei-me que no dia anterior a minha amiga Bahar me tinha explicado que era feriado, e fiz logo a relação entre uma coisa e outra. Quando voltei, subi a Istiklal até à Praça Taksim - e o espectáculo bicolor continuava. Impressionante: dos edifícios públicos a varandas privadas, de lojas a taxis e a anónimas paredes: bandeiras, bandeiras e mais bandeiras - e, ocasionalmente, uma imagem do senhor Ataturk.

Comecei a tirar algumas fotografias, claro. Não tinha a máquina comigo, por isso foi mesmo com o telefone. Ficam alguns exemplos:







Já agora: o feriado chama-se "Dia da Vitória" e comemora a vitória na Batalha de Dumlupinar, que foi decisiva na resolução da Guerra da Independência da Turquia, em 1922.

3 comentários:

Clara Amorim disse...

Motivo mais que suficiente para bandeiras e um certo telefone saírem à rua...! ;)

agrades disse...

Uma cidade encantadora e cheia de contrastes.
Nunca me esqueço que numa passagem de ano, estavam - 4º, encontrei um miúdo na rua, sentado na soleira da porta (que não era onde morava, certamente), a fazer os trabalhos da escola.
Uma cidade única!

LV disse...

Mais uma lição de história, estamossempre a aprender !!!! :)