30/11/2013

VAI NA VOLTA E SOMOS PRIMOS

Como sabe quem já segue este blog há mais tempo, esporadicamente partilho aqui encontros e coincidências que me acontecem, ou que testemunho, por esse mundo fora.

Este pequeno post não é bem sobre um desses encontros. Mas podia ser.

Ontem à noite vim-me embora de Luang Prabang, ainda no início de uma recuperação que desejo rápida, nem que seja porque amanhã começa mais uma volta pela Indochina. O meu amigo Xay, que foi incansável durante todo este processo - acompanhou-me a noite inteira, correu farmácias e clínicas, levou-me ao hospital e até massagens na cabeça me fez - levou-me de mota ao aeroporto, já a noite tinha caído. Eu lá me sentei à pendura, enrolado em camisolas e cachecóis, fiz o check-in e despedimo-nos até uma próxima vez. Que nenhum sabe quando vai ser, porque parece que ele vai fazer um estágio algures para fora de Luang Prabang e provavelmente não nos vemos o resto desta temporada.

Anyway: passei a Imigração e o raio X, sentei-me à espera de embarcar e quando finalmente entrei no avião, reparei que estavam sentadas, mesmo atrás de mim, quatro raparigas a falar português. Português de Portugal - rectangular como a geografia.

Fiquei tentado a "denunciar-me". Mas não fiz nada. Estava demasiado cansado para falar, sem energias para interagir e reagir. Saímos do avião ao mesmo tempo, viajámos juntos no autocarro que nos levou da pista ao aeroporto propriamente dito, depois acelerei passo porque já conheço os cantos à casa e em menos de dez minutos estava fora do Noibai, num shuttle para o centro da cidade.

Provavelmente não nos voltamos a ver.

Se calhar tínhamos imensas coisas em comum, histórias e peripécias para partilhar, quase de certeza que conhecíamos este ou aquele, e a vizinha do meu amigo é prima do teu afilhado, e o tio da tua cunhada é melhor amigo do meu piriquito. Vai-na-volta-e-somos-primos. Ou não. Enfim. O mundo é pequeno - pois é. Mas desta vez não tive energia para pôr à prova essa convicção.

Fica a possibilidade.

2 comentários:

LV disse...

Estavas mesmo mal, coitadinho, mas assim foste ao teu ritmo sem mais preocupações, as melhoras rápidas, bj

Clara Amorim disse...

Eu acho que estas portuguesas ainda tão dar outro post! :-)