15/11/2013

SABIA QUE...#17

...o comboio conhecido por "Reunification Express", que faz a ligação entre Hànôi e Saigão, não se chama "Reunification Express".

É só uma alcunha que "pegou".

A linha Norte-Sul foi inaugurada pelos franceses em 1936, depois de quase quarenta anos em construção. O primeiro serviço chamava-se Transindochinois e demorava cerca de sessenta horas (dois dias e três noites!) para cumprir os 1.726km entre as duas grandes cidades do país.

Hoje em dia são cerca de 30 horas, de uma ponta à outra. A linha tem um total de 191 estações, mais de 1.300 pontes e 3.650 passagens de nível.

No decorrer da Segunda Guerra Mundial, os japoneses usaram extensivamente a linha - e, como consequência, os Viet Minh sabotaram-na vezes sem conta... e os americanos, quem mais: bombardearam-na. Depois de terminada a guerra, fez-se um esforço enorme em recuperar a linha. Mas pouco tempo depois começou a Primeira Guerra da Indochina, e as sabotagens continuaram - desta vez contra os franceses, que chegaram a inaugurar o "comboio-armadura" La Rafale, o que incentivou ainda mais reacções. Os vietnamitas chegaram a roubar os próprios carris, ao ponto de contruirem uma linha alternativa com 300km!

Durante a chamada "Guerra do Vietname", que aqui tem o nome lógico de "Guerra Americana",  os viet cong mantiveram os ataques à parte sul da linha, que entretanto fora recuperada pelos americanos. Só entre 1961 2 1964, houve um total de 795 ataques aos 1.000km de linha ocupada pelos estrangeiros.

Quanto à parte Norte: aqui atacavam os americanos. E de uma forma mais cirúrgica. Os bombardeamentos concentravam-se em pontes, túneis e passagens estratégicas a norte de Hanói. A operação Rolling Thunder, por exemplo, foi o primeiro bombardeamento de larga escala da Força Aérea Americana, que se prolongou de 2 de Março de 2965 até 1 de Novembro de 1968. Só na ponte Thanh Hoa, considerada um dos pontos de maior interesse estratégico na guerra, foram largadas 239 toneladas de bombas.

Depois da Reunificação do Vietname, em 30 de Abril de 1975, a linha entrou imediatamente em obras. Em ano e meio foi recuperadas e reconstruídas mais de mil pontes, vinte e sete túneis, 158 estações. Algumas linhas secundárias foram desmanteladas, de maneira a fornecer material para a reconstrução da linha Norte-Sul - e no dia 31 de Dezembro de 1976, a linha foi re-inaugurada com pompa e circunstância, como símbolo de unidade do país... e quase automaticamente, o serviço entre Hanói e Saigão foi apelidado de "Reunification Express".

O nome "pegou". E apesar de não haver nomes oficiais para os comboios on Vietname, toda a gente o conhece assim.

Ontem cumprimos 1.038km que ligam a cidade de Hué à estação final: Saigão. Foram vinte horas sobre carris, como é hábito na viagem da Indochina. Muita conversa, petiscos improvisados, música e algumas horas de sono. E cá estamos, em Saigão, hoje foi um dia chuvoso e cinzento, mas a meteorologia não nos deteve e fartámo-nos de passear, ora a pé, de carro ou de mota. Acabámos a tarde na esplanada do Hotel Rex, onde ficavam os correspondentes de guerra durante os anos sessenta, e bebemos um mojito com gengibre. Que maravilha. Daqui a pouco vamos jantar... e dar um pezinho de dança, que é sexta-feira e estamos em Saigão ;)

2 comentários:

Clara Amorim disse...

Mais um "sempre-a-aprender" muito interessante!!!

kyta disse...

Ansioso.... que mais posso dizer...