12/07/2014

A QUANTO É O QUILO?

Ontem já evoquei aqui o quanto gosto e abuso de mangostão.

Também mencionei, assim-de-raspão, quase sem se dar por isso, o rambutan. Essa é outra fruta que me tira do sério. A sério. ;)

É uma especie de líchia peluda. E também se encontra em todo o lado, no Sudeste Asiático. Ontem fui comprar um saquinho, coisa pouca - a menos de sinquenta cêntimos o quilo, trouxe dois. Não me vá dar umas vontades de repente.

Já com o mangostão é a mesma coisa. Cinquenta cêntimos o quilo, no máximo. Incrível. Lembro-me de ter ido ao Mercado de Campo de Ourique, da última vez que estive em Lisboa, e uma das senhoras que vende fruta tinha algumas opções "exóticas". Encontrei rambutan, com um nome qualquer que agora não me lembro... mas além de custar uma fortuna, tinha um ar nojento. Por muito que eu dissesse que aquilo já estava passado, a senhora insistia que ainda estava comestível - na boa, sem discussão, uma conversa amigável. Enfim: a senhora lá abriu uma para eu provar, à borla, e eu agradeci a amabilidade e comi... mas nem pensar, para quem conhece a versão fresca é impensável comer aquilo assim.

Frutas exóticas comem-se em lugares exóticos.

(Eis outra discussão que merece um post próprio...)

Já nem me lembro quanto era, mas custava uma fortuna. E aqui: uma ninharia.

Aceitam-se encomendas ;)



1 comentário:

Clara Amorim disse...

Fruto lindo!!!