01/04/2015

EMOÇÕES AO RUBRO, ALGURES NA BIRMÂNIA

 PARTE 1: DRAGÕES, CORRERIAS E UMA SURPRESA

Acordo com o telefone a tocar.

O sol a bater-me na cara. Sinto o pescoço e as costas encharcados em suor. O cubículo onde estou a dormir não tem ar condicionado e a cama fica mesmo ao lado da única janela. Que horas serão. Como é possível conseguir dormir assim. Que calor.
 
O telefone.

Resmungo com o mundo e estico-me para pegar no telefone. Faço um esforço para ver o nome de quem me está a ligar. Estou sem óculos. É um número. Não faço ideia quem seja. É um número local. Atendo.

"Xhjgadbewruh!", dizem-me do outro lado.

Não percebo nada. Sento-me na cama, sinto a língua colar-se ao céu da boca, os braços suados, o pescoço a arder.

"Who's speaking?", pergunto e instintivamente olho para o relógio.

Oito da manhã.

"Fwuqisdnoufdr."

Oito da manhã?! A hora que tinha combinado com o moto-taxi, para ir dar uma volta pelos arredores de Magwe.

"Oh... oh... eh... sorry, sorry... eh... I fell asleep!", grito enquanto me levanto num salto e começo a vestir-me à pressa. Desorientação. E o driver não fala inglês.

"Zkgiaskbserh!"

"One minute! One minute!", e assim que estou minimamente apresentável, saio e desço de-dois-em-dois os degraus até à recepção do hotel. Mesmo à porta vejo a mota e o respectivo driver, que me sorri com ar de olha-me-este-tonto.

Explico-lhe por gestos e gatafunhos que me deixei dormir, "give me five minutes, ok?", e volto para o quarto. "Five minutes!", e lavo a cara e esfrego-me na toalha meio a correr, e o duche fica para depois, com mais calma, quando voltar ao final da manhã.

O meu plano:

1. ir ver uma espécie de vulcão de lama e a "paisagem lunar em redor", segundo o lonely planet, algures não-muito-longe desta terrinha chamada Magwe.

2. voltar ao final da manhã para o hotel e sair no autocarro da hora de almoço para Bagan, onde devo chegar ao final da tarde.

Arrancámos.

Atravessámos a longa ponte sobre o Ayeyarwady, mais algumas aldeias e mosteiros... e lá chegámos a um lugar cheio de lojas e gente e carrinhas-gaiola. Tudo a olhar para mim. Um estrangeiro, fora do circuito clássico Yangon-Mandalay-Bagan-Inle, é ainda alvo de muita curiosidade na Birmânia.

O tal vulcão de lama é hoje mais um lugar de peregrinação, com templos e altares e estátuas de buda, estátuas de nagas, estátuas dos nat (os espíritos que os birmaneses temem). Os peregrinos sorriam-me enquanto eu avançava em direcção do pequeno monte. E lá no topo encontrei pessoas a rezar e a cantar, de cada vez que uma bolha surgia na lama cinzenta. Dizem que vive um dragão ali dentro.


A paisagem lunar: ok, eu entendo a comparação. Mas menos.

Adiante: despachámos o vulcão em dezoito ou dezanove fotografias e voltámos para a estrada. Ainda parámos algures para um cafézinho à beira da estrada, tentei meter conversa mas o rapaz não falava uma palavra de inglês:

"What's your name?"

"Yes.", a rir-se.

Ok.

E, curiosamente, ainda rimos a ver fotografias no telefone um do outro. Inglês para quê.

Quando voltámos para Magwe, ainda me levou a um pagoda igual a tantos outros pagodas, mas com uma vista maravilhosa sobre o rio. E quando finalmente chegámos ao hotel, eram apenas dez-e-dez. Bem mais cedo do que eu estava à espera.

"Se te despachares ainda consegues ir na minivan das dez e meia," disse-me o gerente do hotel. E eu, que não tinha muito mais para fazer além de esperar, achei que era preferível uma corridinha e sair mais cedo. Dois-a-dois, os degraus. Mala feita a correr. Último check. Não está nada no quarto.

Desci.

Dez e vinte! O gerente já tinha explicado ao driver o que eu queria. Eu já tinha pago o hotel. Entreguei-lhe a chave. Sentei-me na mota. "Wait a second!", e foi o gerente a correr à recepção buscar um cartão de visita. Vrrruuuummmm... lá fomos pelas ruazinhas ladeadas de árvores gigantescas.

Já alguma vez disse aqui que adoro árvores? Gosto muito, mesmo. E as da Birmânia: gigantes, todas retorcidas, muito bonitas.

Dez e vinte e oito.

Chegámos. Seguimos directos à agência que trata das minivan para Bagan. Atirei-me para o balcão e esperei com um sorriso que o rapaz à minha frente desligasse o telefone.

"I want to go to Bagan, please."

"A próxima minivan sai às três da tarde, demora três horas, chega às seis". E aponta para a carrinha parada em frente.

O quê?! Às três? Mas... mas disseram-me...

Enfim: faço um choradinho, explico que me foi dito que era possível ir mais cedo, ele então aponta para uma carrinha-gaiola e informa-me que aquela sai à uma da tarde.

Faço um ar de quem tem MESMO de ir para Bagan. Agora.
 
"E não há nada mais cedo?"

Ele começa a falar ao telefone, com ar de quem se está nas tintas para mim. Respiro fundo, não quero parecer impaciente, há que dar tempo ao tempo. Alguma coisa há-de acontecer.

Desliga o telefone.

"Oiça lá, e não há outra agência com um transporte que saia agora? Disseram-me que saía uma minivan às dez e meia, outra às onze e meia..."

O telefone toca. Ele faz-me sinal para estar sossegado. Atende.

Que nervos.

São dez e trinta e cinco. Eu sei que no plano inicial eu só me ia embora à uma da tarde. Mas, no plano inicial, eu ficava no hotel o resto da manhã, tomava banho, fazia tudo com calma. Agora estou na estação, já com a sensação de ter viajado o dia todo, nem um duche tomei, e na melhor das hipóteses tenho duas horas e meia de espera para ir enfiado numa gaiola, durante quatro horas, que terror. Ou então vou na minivan das três (daqui a quase cinco horas) e chego às seis ao meu destino.

Os dramas de um viajante. ;)

"Ok," diz-me o outro quando desliga o telefone.

Ok - o quê?

"Ok. Saiu uma minivan às dez da manhã, consegui falar com o driver e ele está neste momento parado na estrada, à tua espera. Mas tens de te despachar. Tens de ir de mota até lá. Queres?"

Adoro a Birmânia.

Ou, como diria um amigo da Guiné Conacri:

"C'est l'aventure!"

E a segunda parte fica para daqui a pouco, que tenho de ir ali dar uma volta e estalar os dedos num instante.

2 comentários:

LV disse...

Queremos mais, não demores :) :) :)

Clara Amorim disse...

Nas tuas quintas... Com o suspense!!! ;)