18/06/2015

DE ARTISTA EM ARTISTA

Depois de dois meses a viajar pela Índia com o Luís Simões (que, como sabem, é um urban sketcher), eis-me agora on my own... e quem é a primeira pessoa que conheço? Um artista! :)

Estava ainda na praia de Chandipur quando um grupo de rapazes meteu conversa e pediu para tirarmos uma selfie. Até aqui, nada de anormal. É coisa que acontece quase todos os dias. Mas um deles falava bem inglês e conversa-puxa-conversa... era futebolista semi-profissional, fã incondicional do nosso Ronaldo... e estudava na Faculdade de Belas Artes, em Calcutá.

Na manhã seguinte, quando voltei à estrada rumo a Kharagpur, passei em Balasore e fui tomar o pequeno-almoço com o futebolista-artista, tínhamos combinado ir ver a sua colecção de rabiscos, sketches, pinturas e gravuras. Acabei por conhecer a família, fiquei para almoçar, foi uma manhã muito interessante - e obviamente já saí bem mais tarde do que queria.

Sem stress.


Voltei à estrada principal e fiz quase num instante o caminho até Kharagpur, onde passei a noite. E no dia seguinte entrei finalmente no West Bengal, pelas estradas esburacadas que mostrei ontem, debaixo de um quase-que-chove, quase-que-não, até que cheguei à aldeia do meu amigo Kousik. Que, por sinal, é também um artista.

Conheci-o no ano passado, num autocarro de Calcutá para Bishnupur. Convidou-me para visitar a sua aldeia e acabei por ficar lá uns dias, onde me apaixonei pela sua família - especialmente a avó. Havemos de falar mais nela.

Anyway: cá estou outra vez. Numa aldeia cujo nome não consigo decorar. A ser alimentado pela mãe, a avó e a tia. Que não falam uma palavra de inglês - mas que têm sorrisos que ultrapassam qualquer barreira linguística. E sim, o meu amigo Kousik é também um artista. Estudou nas Belas Artes, em Calcutá, como o outro que conheci na praia. E está prestes a começar um Mestrado. Quando o conheci, no ano passado, tive a oportunidade de ver uma exposição em que participava, em Arambag. Nada mau. E este ano, depois de ontem termos andado a passear com o irmão e a avó; hoje fomos visitar um amigo que - adivinhem - também pinta. É um mundo pequeno, hem?


1 comentário:

Clara Amorim disse...

Small world, indeed!